Our main methodologies and technologies developed are:

1-Concept of Youth Forums-on the model created in Baixada Maranhense
2-Development of the concept of the Kellogg Foundation, CIP (integrated set of projects) in theBaixada Maranhense, with CIP young citizen
3-Educational project of the CEMP-Point Territory Development
4-Vocational ADULT and YOUTH EDUCATION
5-Cia Intergenerational
6-Incubators (sport and citizenship; Arts, media and Tecnoogias, productive projects)
7-Telecentres young citizen
8-Alternative Media Centers
9-School mediation
10-Bolação Kit
11-Mobile Courts
12-Teenagers Mobilized
13-Productive Circuits Arts and Agroecology
14-Furniture Fairs of the Productive Circuit of family agriculture
15-Community Clean-All action
16-Seal health and human ecology
17-Seal Zero Waste
19-Awards (Young Communicator and young writer)
20-Maranime (Comics)

bolacao

BOLAÇÃO é o nome de uma tecnologia social desenvolvida pelo Formação ao longo da execução do Projeto Caravanas BOLAÇÃO de FutRua3.

Essa história começa em 2003 quando o Formação iniciou trabalhos com esporte e vem se aprofundando ano a ano com o desenvolvimento de inúmeras tecnologias sociais, entre as quais esta, que ficou ainda mais conhecida por causa das quadras móveis BOLAÇÃO.

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esporte e desenvolvimento

O Formação desde 2003 articula todos os seus esforços na articulação das temáticas educação integral e desenvolvimento. “Esporte e Desenvolvimento” faz parte dessa perspectiva e tem sido pensado, gradativamente com mais intensidade, à medida que vamos aprofundando o conceito esporte (no conjunto de conteúdos para uma educação integral – omnilateral) articulado com o conceito desenvolvimento (socioeconômico e humano).

Atualmente, esta perspectiva também está inserida no conjunto de uma parceria bilateral do Formação com uma organização alemã, Kickfair, com quem desenvolvemos algumas ações em cooperação, desde 2010. Essas duas organizações têm discutido esses conceitos, realizado pesquisas e desenvolvido experiências em diálogo também com professores de Universidades desses respectivos países: UFMA (Brasil) e Universidade de Colônia (Alemanha), de modo a aproximarem a produção científica de trabalhos de campo e seus projetos (em execução) do aprofundamento teórico, através de processos permanentes de reflexão-ação-reflexão com sistematizações pelas suas próprias equipes de profissionais, cujos resultados podem subsidiar estudos, ementas e novas pesquisas em programas de graduação e pós-graduação, nas universidades.

Um dos marcos desse diálogo horizontal (Formação – professores da UFMA – Kickfair – e professores da Universidade de Colônia) foi o “Festival Internacional Brasil 2014: um jogo, uma visão, um mundo”, que reuniu organizações de diferentes países, articuladas na Rede FAG (Futebol e Aprendizagem Global) e lideranças juvenis de diversos estados brasileiros, articuladas na Rejupe (Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo), além de envolvimento de organismos e instituições internacionais e nacionais como Ministério do Esporte (Brasil), Ministério do Interior (Alemanha) UNICEF e UNESCO, para discussão sobre o esporte educativo / educacional. Antes e durante esse evento foram realizadas várias reuniões presenciais e por skype entre as duas organizações e entre essas e professores das duas universidades.

Em novembro de 2014 o Formação, em parceria com a UFMA (Universidade Federal do Maranhão), realizou um evento em que expôs mais claramente essa sua tendência e prioridade para as áreas. No início de dezembro (2014), Formação, Kickfair e professores da UFMA e Universidade de Colônia se reuniram em Stuttgard e Colônia para discussão de ideias que dessem continuidade a ação e aos estudos e pesquisas, em parceria.

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nucelDisseminando tecnologias sociais em esportes educativos

NUCEL – Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer é uma tecnologia social do Formação que vem sendo concebida e desenvolvida pela nossa equipe de diretores e profissionais da Incubadora de Esportes e Cidadania, desde 2010. Contudo, com outros parceiros, como o CEDES – Argentina e apoio da Fundação Kellogg, promovemos debates anteriores (entre 2005 e 2008) sobre a estruturação de Núcleos de Esportes na Baixada Maranhense.

Em 2010, com projeto apoiado pela Fundação Banco do Brasil, implantamos mais de 20 núcleos em 10 cidades da Baixada Maranhense (coordenados por Fóruns da Juventude) e 2 em são Luís, coordenados por comissões de jovens locais.

Temos com esses Núcleos o objetivo de estruturar espaços alternativos de disseminação para crianças, adolescentes e jovens, por dentro e por fora de escolas públicas, de esportes (olímpicos, futebol e outros) na perspectiva do esporte educativo, inserindo à prática do esporte a construção de regras, reflexões de temáticas e avaliação da prática esportiva, isso sendo feito a partir da metodologia do esporte em 3 tempos.

Nessa metodologia existe um primeiro tempo de construção de regras e reflexão de temas; um segundo tempo em que a prática esportiva (o jogo, a corrida, etc.) ocorre; e, um terceiro tempo, destinado à avaliação ou ao aprofundamento de outras temáticas. Essa metodologia está amplamente explicada em publicação do Formação, de 2012, editada e impressa com apoio do UNICEF e SAMSUNG.

Motiva-nos com essa tecnologia que desenvolvemos:

-  a necessidade do esporte na zona rural e nas periferias;

-  a busca permanente de soluções para os vazios existentes na área do esporte e da cidadania; e

- o fato de as escolas públicas, em quase sua totalidade não desenvolverem em escala necessária metodologias para a prática contínua do esporte educacional. Mesmo na versão preliminar para a prática de alto rendimento, essa abrangência ainda é pequena. Tudo isso, apesar da disciplina educação física estar incluída no currículo das escolas de todo país.

Decorre essa situação tanto da falta de professores especialistas, quanto da não compreensão da importância desse conteúdo, da inadequação de espaços de grande parte das escolas para essas práticas, como, de forma mais contundente, da falta de uma política pública que universalize a garantia desse direito. Evidentemente, não se pode negar avanços existentes nas duas últimas décadas, mas, um longo caminho de lutas e conquistas ainda vamos percorrer. E nesse caminho, o Formação tem sonhado, realizado sonhos e construído algumas referências, metodologias e tecnologias que podem ser adotadas, como é o caso do NUCEL.

Cada NUCEL é implantado mediante as realidades locais, com os seguintes formatos:

1 – Quando já existe infraestrutura, equipamentos e materiais – organizamos o projeto educativo e fazemos a formação dos mediadores nas diferentes modalidades para a organização das atividades semanais e dos eventos pontuais.

2 – Quando não há infraestrutura, equipamentos e materiais – estruturamos espaços alternativos, a partir de mapeamentos com públicos locais, adquirimos materiais e desenvolvemos os programas de formação, agenda, eventos e modelo de gestão.

escola mediacaoO esporte representa uma linguagem universal para milhões de crianças, adolescentes e jovens no mundo inteiro. Assim sendo, brincar e ter acesso à pratica esportiva segura e inclusiva não é um privilégio, mas um direito fundamental de todos. De acordo com o Artigo 31 da Convenção sobre os Direitos da Criança adotada em 20 de Novembro de 1980 e retificada em 21 de Setembro de 1990, pela Assembléia das Nações Unidas,

Os “Estados Partes” reconhecem à criança o direito ao repouso e aos tempos livres, o direito de participar em jogos e atividades recreativas próprias da sua idade e de participar livremente na vida cultural e artística. (UNICEF)

A defesa desse direito faz parte da garantia do próprio desenvolvimento saudável do ser humano desde sua infância, sendo que o lazer e a prática do esporte seguro e inclusivo são fundamentais para que isso ocorra, por várias razões:

  1. fazem bem à saúde e estimula a aprendizagem;
  2. ampliam seu universo cultural;
  3. desenvolvem suas potencialidades;
  4. favorecem o relacionamento social;
  5. proporcionam condições para uma vida com mais qualidade.

O esporte tanto de participação como educativo, ou mesmo o de desempenho, podem ser ferramentas eficientes de complemento à educação, contribuído para o aumento do interesse dos estudantes na escola, além de ajudar a promover a inclusão social e o respeito à diversidade.

Apesar de ser um direito constitucional, como outros direitos dos brasileiros, esse também não tem sido garantido adequadamente. O cenário produzido pelos megaeventos realizados no Brasil nesta década não poderia ser mais propício para se refletir sobre o quanto o esporte é parte da vida e do imaginário de crianças, adolescentes e jovens e, mais do que isso, o quanto ele pode contribuir para a mobilização da sociedade na luta pela paz e como prática de combate ao preconceito.

No âmbito da sociedade civil, desde 2003 o Instituto Formação realiza experimentos, programas de formação e debates com esportes educativos com o objetivo de disseminar idéias e propostas para políticas públicas e programas de organizações sociais no Nordeste Brasileiro. Essas atividades têm sido apoiadas por várias organizações, fundações e redes como Fundação Kellogg (2003 a 2008), FIFA – Streetfootballworld (2006 a 2012) e UNICEF (2010-2012).

A partir desses envolvimentos, o Instituto Formação e o UNICEF conceberam em 2012 o Projeto “Escola de Mediação para os Esportes Educativos”, numa parceria inicial com a SAMSUNG. Um dos objetivos desse projeto  tem sido o desenvolvimento da cidadania de crianças, adolescentes e jovens através da prática de esporte educativo, inicialmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, sobretudo em territórios abrangidos pelos Semiárido e Amazônia e, posteriormente em todas as cidades sede da Copa, através do desenvolvimento de ações junto a REJUPE – Rede de Adolescentes e Jovens pelo Esporte Seguro e Inclusivo.

 “Escola de Mediação”, atualmente um Programa Estratégico do Formação por dentro do qual desenvolvemos adaptações metodológicas de diferentes modalidades do esporte para a metodologia dos 3 tempos foca nas metodologias de esportes educativos e de rua bem como no conceito de mediação em esportes 3.

São muitas as organizações da América Latina, Europa e África que estão trabalhando esse conceito de mediação na prática do futebol. A experiência do Instituto Formação parte desse debate que vem sistematicamente sendo acumulado na área de esporte a partir de 2006, quando esteve no I Festival Sul Americano de Futebol de Rua, realizado na Argentina, sob a coordenação de “Defensores Del Chaco (AR)”.

Um passo importante para concepção da Escola de Mediação foi dado em janeiro de 2011, quando a partir de um debate interno, fruto de experiências nas redes de esportes educativos que participa, o Instituto Formação elaborou um primeiro esboço de projeto posteriormente dialogado com UNICEF durante a preparação do I Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, evento que concebemos.

Em que nos baseamos?

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Somos Mediadores em Esporte Educativo

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