SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESPORTE E DESENVOLVIMENTO: DAS COMUNIDADES AOS MEGAEVENTOS: QUE DESENVOLVIMENTO ACONTECE ?

Barreirinhas, 04 de Junho de 2016

Carta Aberta das Crianças, Adolescentes e Jovens, elaborada por representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Minas Gerais, com base nas discussões realizadas no Seminário Internacional de Esporte e Desenvolvimento, realizado no dia 01 de junho de 2016 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Visto que todas as comunidades, Municípios e Estados tem suas dificuldades com a violência, drogas, preconceito, falta de estrutura, demandas que afetam diretamente aos direitos básicos dos cidadãos como educação e esporte. Ainda assim, nosso povo continua a perseverar com seus objetivos na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, e assim sabendo que a prática do esporte e lazer podem apresentar bons resultados neste sentido, concluímos que tudo se baseia nas oportunidades. Dessa forma, nós adolescentes e jovens brasileiros entendemos que nossos gestores públicos devem voltar sua atenção para o cumprimento de alguns documentos nacionais e internacionais que regem sobre o direito a educação e ao esporte, refletindo sobre os seguintes aspectos:

 É preciso pensar, planejar e realizar atividades esportivas extra curriculares dentro das escolas, que possam envolver temas transversais como: gênero, violência e saúde para combater estereótipos e mudar paradigmas criados dentro do ambiente escolar.

 As Secretarias de Educação nas esferas Municipais e Estaduais devem assegurar que a disciplina de educação física seja ministrada por profissionais da área, para que assim as práticas esportivas escolares sejam realizadas com uma qualidade melhor, promovendo o seu acesso à todas as crianças, adolescentes e jovens. Quando pensamos que o esporte é um direito fundamental para todos, é preciso refletir sobre a qualificação dos profissionais da área. Sendo assim, Estados e Municípios devem:

 Investir na formação continuada de professores de educação física para que estes possam exercer a sua profissão com maior competência pedagógica.

 Promover e incentivar a prática de esportes como direito fundamental dentro de todas as comunidades como é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 Os gestores públicos devem criar projetos esportivos que possam inserir socialmente crianças e adolescentes, proporcionando assim espaços de convivência, integração e formação para a cidadania, e assim fomentar a criação de grupos de lideranças jovens dentro das comunidades para dialogar, refletir e conscientizar sobre a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento nos aspectos cognitivos, motores e afetivos sociais.

Além disso, a precariedade das praças esportivas existentes em nossos bairros, decorrente do descaso da administração pública e ainda a falta desses espaços apropriados para a prática esportiva para grande parte da população, impedem nossas crianças, adolescentes e jovens de poder praticar um esporte de forma segura.

Portanto, como sujeitos de direito que somos, nós adolescentes e jovens presentes neste seminário de esporte e desenvolvimento, esperamos que nossos professores de educação física possam também assumir o papel de protagonistas e agentes transformadores pela ferramenta do esporte, que nossos gestores escolares compreendam a importância que a prática esportiva tem no ambiente escolar e que nossos gestores públicos possam voltar seus olhares para as demandas que simplesmente estão previstas na lei, e assim cumprir o papel de representantes do povo.

Somos Mediadores em Esporte Educativo

logo rodape



Copyright 2015 - Todos os direitos reservados para Instituto Formação
Endereço: Rua das Limeiras nº14, Qd D, Renascença
São Luís - Maranhão / CEP: 65075-260
Fale conosco: +55 (98) 3301-3882 / formacao@formacao.org.br