O Formação é socio da rede FAG (Futebol e Aprendizagem Global - http://www.fussball-lernen-global.org/?cat=1) que possui mais 8 sócios/membros: Ruanda (Esperance), Chile (Chigol), Alemanha (KickFair), Cambodja (The Salt Academy),Paraguai (Paipuku), Israel/Palestina (The Pere Center for Peace), Quenia (HODI). Como parte do nosso trabalho em cooperacao em 2016 realizamos uma série de Festivais Globais com o tema “Direito das Criancas“, que aconteceram em todos os paises sócios da rede.
No Brasil esse trabalho aconteceu em São Luis e na Baixada Maranhense.
Em São Luis:
Duas escolas da Educacao Infantil da Rede Municipal foram mobilizadas para esse momento. As professoras e os alunos produziram suas bandeiras e aprenderam um pouco sobre a história de todos os 8 membros da rede e realizaram os festivais com as crianças de 4 e 6 anos de idade, por dentro do Projeto Futebol desde Pequeninos.
Baixada Maranhense
Na Baixada Maranhense a ação foi coordenada pelo Núcleo da REJUPE do Maranhão, que promoveu um festival em uma comunidade da cidade de Olinda Nova.
Os resultados dos nossos festivais foram agregados aos resultados dos festivais/torneios realizados pelas demais organizacoes da Rede na tabela global 2015/2016.
O resultado é divulgado pela página da FAG.
Futebol Aprendizagem Global (FAG) é uma rede mundial de escolas, instituições e organizações juvenis. Todas as instituições e organizações dessa rede usam o futebol de rua para promoverem a educação e o desenvolvimento.
Por detrás da Rede Futebol Aprendizagem Global existe um grande número de organizações não governamentais (ONGs) articuladas, que construíram esta rede em conjunto. Todas as organizações trabalham em seus países conjuntamente com escolas e instituições para crianças e adolescentes, que são apoiadas na tarefa de educação e no trabalho de desenvolvimento social, através de futebol de rua.
Também apoiam a criação de parcerias internacionais e promovem intercâmbios em nível global. Trata-se de uma cooperação sustentável e de longo prazo. Todos os parceiros são especialistas em educação e desenvolvimento social através do esporte e estão respaldados por anos de experiência nesta área de trabalho.
E foi assim que aconteceu em Moatize, em 14 de janeiro de 2017. Nesse dia foi realizado o I Festival de Futebol de Rua na Vila Moatize, localizada no Estado de Tete, em Moçambique.
O Festival foi realizado pelo Instituto Ide aos Povos, com apoio do Instituto Formação e do Instituto Baixada.
A coordenação desse trabalho é de Lozangela Santos que foi jovem líder no projeto CIP Jovem Cidadão, executado na Baixada Maranhense pelo Instituto Formação, atualmente Bacharel em Administração e do Conselho Comunitário do Institutos Baixada. Desenvolve atividades missionárias na África, pelo Instituto Ide aos Povos.
O evento foi uma culminância de cinco meses de práticas em que meninos e meninas da Vila jogaram juntos em três tempos. Tiveram a oportunidade de construir regras, aprenderem a mediar com planilhas e a avaliar o cumprimento das regras.
Participaram quatro equipes mistas, sendo que a participação das mulheres ainda foi bastante tímida.
As equipes foram: Serpente Venenosa, Miúdos da Neve, Real e Real Máster. A equipe que ficou em primeiro lugar foi a equipe do Real. No terceiro tempo foi avaliado que essa equipe não cometeu faltas, respeitou os acordos e fez dois gols.
O objetivo agora é consolidar a prática e estruturar um Nucel com a metodologia desenvolvida pela Incubadora de Esporte e Cidadania, do Instituto Formação.
Por Diane Sousa
NUCEL – é Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer, uma tecnologia desenvolvida pela Incubadora de Esporte e Cidadania do Instituto Formação. Moatize é um distrito da província de Tete, em Moçambique, com sede na vila de Moatize. Tem limite, a norte com o distrito de Tsangano, a noroeste e oeste com o distrito de Chiuta, a sudoeste com o distrito de Changara e a cidade de Tete, a sul com os distritos de Guro e Tambara da província de Manica, a sudeste com o distrito de Mutarara e a leste com o Malawi.
De acordo com o Censo de 1997, o distrito tinha 109 103 habitantes e uma área de 8879 km², daqui resultando uma densidade populacional de 12,3 habitantes por km².
Antes de conceber o atual formato do NUCEL o Formação realizou no período de 2006 a 2008 na Baixada Maranhense, em parceria com o CEDES da Argentina, diálogos sobre núcleos de esporte.
O NUCEL concebido pela Incubadora de Esporte e Cidadania tem como proposta estruturar de forma simples diversas estações para práticas de diferentes brincadeiras e esportes. Para uso dessas estações são apresentadas metodologias que possibilitam o jogo, a brincadeira, o atletismo com diferentes variações em relação ao formato clássico. Entre essas metodologias estão o esporte em 3 tempos e a mediação com uso de planilhas.
A estruturação das estações é realizada em espaços existentes em comunidades e em escolas, mesmo aqueles que aparentemente não são viáveis. O olhar cuidadoso, otimista e a criatividade encontram o formato necessário para iniciarmos a brincadeira, o jogo ou outra prática de esporte educativo e inclusivo.
Algumas das estações de brincadeiras são:
Amarelinha
Brincadeiras com Bambolês
Cabo de Guerra
Manchete
Pega Bandeira
Pega Prendedor
Playground
Queimado
Alguns dos esportes fomentados pelo NUCEL a partir de estruturação de estações e doação de materiais são:
Atletismo (Circuito)
Badmigton
Basquete
Boliche
Dama Humana
Frescobol
Futebol (Travinha PVC)
Futebol de Rua (Quadra)
Handebol
Little Golf
Mini-basquete
Rugby
Slackline
Tacobol
Vôlei
Para início do NUCEL em Moatize, o Formação entregou à Lozangela Santos, que coordena essa ação em Tete, um primeiro kit para o desenvolvimento de diferentes jogos. Em breve a coordenadora da Incubadora de Esporte e Cidadania (Diane Sousa) estará junto com os jovens realizando uma etapa do Programa de Formação.
Tudo pronto para o Streetfootball Festival 16 – um dos maiores eventos de celebração em torno do futebol para o desenvolvimento da cidadania de adolescentes e jovens. Este ano, o Festival acontecerá na cidade de Lyon (França), entre os dias 28 de junho e 7 de julho e, pela primeira vez, em parceria com a UEFA EURO 2016.
Segundo a organização do evento, o Festival pretende reunir mais de 80 delegações de todo o mundo para discutir o Futebol de Rua e, entre elas, a equipe do Instituto Formação que estará representada pelos profissionais Alexssandro Rodrigues e Fábio Cabral e também representando a Baixada Maranhense, Maria Freitas (Fórum da Juventude de Matinha), que participará de uma ampla discussão sobre tecnologia e esporte.
O Instituto Formação que é uma das organizações que mais sistematizou a metodologia do Futebol de Rua ou FutRua3, contribuirá durante o Festival 16 com a partilha da referida metodologia que desde 2013 vem transformando a realidade de centenas de adolescentes e jovens em todo o estado do Maranhão, com destaque para a região da Baixada Maranhense e, mais recentemente, em São Luís, por meio dos Núcleos Comunitários de Esporte e Lazer implantados na área Itaqui-Bacanga.
Confira abaixo o depoimento da jovem Maria Freitas que nos contou sobre sua expectativa para o Streetfootballworld Festival 16:
“Esta já é a segunda vez que saio do meu país para representar a minha querida Baixada. Da primeira vez que viajei, foi com muito medo, mas hoje me sinto muito mais tranquila. Sei que vou com a mesma responsabilidade, pois irei representar nossos jovens maranhenses em uma discussão sobre tecnologia como ferramenta de desenvolvimento da cidadania por meio do esporte. Para mim, é de grande importância estar participando desse momento, afinal centenas de jovens de vários países também estão se unindo no desenvolvimento de um aplicativo que irá ajudar educadores e educandos sobre o tema, melhorando assim o desenvolvimento dos projetos sociais da área.”
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE ESPORTE E DESENVOLVIMENTO: DAS COMUNIDADES AOS MEGAEVENTOS: QUE DESENVOLVIMENTO ACONTECE ?
Barreirinhas, 04 de Junho de 2016
Carta Aberta das Crianças, Adolescentes e Jovens, elaborada por representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, Maranhão e Minas Gerais, com base nas discussões realizadas no Seminário Internacional de Esporte e Desenvolvimento, realizado no dia 01 de junho de 2016 na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Visto que todas as comunidades, Municípios e Estados tem suas dificuldades com a violência, drogas, preconceito, falta de estrutura, demandas que afetam diretamente aos direitos básicos dos cidadãos como educação e esporte. Ainda assim, nosso povo continua a perseverar com seus objetivos na busca de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, e assim sabendo que a prática do esporte e lazer podem apresentar bons resultados neste sentido, concluímos que tudo se baseia nas oportunidades. Dessa forma, nós adolescentes e jovens brasileiros entendemos que nossos gestores públicos devem voltar sua atenção para o cumprimento de alguns documentos nacionais e internacionais que regem sobre o direito a educação e ao esporte, refletindo sobre os seguintes aspectos:
É preciso pensar, planejar e realizar atividades esportivas extra curriculares dentro das escolas, que possam envolver temas transversais como: gênero, violência e saúde para combater estereótipos e mudar paradigmas criados dentro do ambiente escolar.
As Secretarias de Educação nas esferas Municipais e Estaduais devem assegurar que a disciplina de educação física seja ministrada por profissionais da área, para que assim as práticas esportivas escolares sejam realizadas com uma qualidade melhor, promovendo o seu acesso à todas as crianças, adolescentes e jovens. Quando pensamos que o esporte é um direito fundamental para todos, é preciso refletir sobre a qualificação dos profissionais da área. Sendo assim, Estados e Municípios devem:
Investir na formação continuada de professores de educação física para que estes possam exercer a sua profissão com maior competência pedagógica.
Promover e incentivar a prática de esportes como direito fundamental dentro de todas as comunidades como é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Os gestores públicos devem criar projetos esportivos que possam inserir socialmente crianças e adolescentes, proporcionando assim espaços de convivência, integração e formação para a cidadania, e assim fomentar a criação de grupos de lideranças jovens dentro das comunidades para dialogar, refletir e conscientizar sobre a importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento nos aspectos cognitivos, motores e afetivos sociais.
Além disso, a precariedade das praças esportivas existentes em nossos bairros, decorrente do descaso da administração pública e ainda a falta desses espaços apropriados para a prática esportiva para grande parte da população, impedem nossas crianças, adolescentes e jovens de poder praticar um esporte de forma segura.
Portanto, como sujeitos de direito que somos, nós adolescentes e jovens presentes neste seminário de esporte e desenvolvimento, esperamos que nossos professores de educação física possam também assumir o papel de protagonistas e agentes transformadores pela ferramenta do esporte, que nossos gestores escolares compreendam a importância que a prática esportiva tem no ambiente escolar e que nossos gestores públicos possam voltar seus olhares para as demandas que simplesmente estão previstas na lei, e assim cumprir o papel de representantes do povo.
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